Durante o planejamento para compra da casa própria, é interessante calcular sempre uma sobra para casos de taxas e impostos. Para te ajudar nesta tarefa, listamos aqui os principais impostos e taxas que são cobrados durante a negociação de um imóvel.
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
É um imposto que cai sobre o valor venal (estimativa que o Poder Público realiza) do imóvel. Nesse caso, a porcentagem pode variar de acordo com cada município. Portanto, fique atento à situação do município em que está localizado o imóvel desejado. Por exemplo, em São Paulo o percentual é de 3%, o que significa que um imóvel no valor de 250 mil reais acarreta um ITBI de 7.500 reais.
Tarifa cartorial
Os tributos cobrados por cartórios são mais um conjunto de taxas que podem pesar no seu orçamento, mesmo que não seja tão alto quanto o ITBI. O registro de compra e venda e escritura do imóvel são importantes para aquisição e possuem custo de acordo com a tabela de cada município. Todavia, quando a compra é de um primeiro imóvel e feita através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a Lei nº 6.941/81 garante um desconto de 50% nas tarifas de cartório.
Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária (SATI)
Esta taxa está atribuída a prestação de serviço especializado no processo de documentação e trâmites contratuais. Algumas corretoras optam por não cobrar essa taxa, visto que ainda há algumas dúvidas sobre a legalidade dessa cobrança. Todavia, o valor gira em torno de 0,8% a 1,0% do imóvel.
Corretagem
Relacionado aos serviços prestados pelos corretores, imobiliárias e incorporadoras, este valor está incluído no valor total do imóvel. Apesar de não haver um valor fixo sobre esta taxa, ela sempre está presente no contrato de compra e venda e o cliente terá total noção deste adicional.
Custo Efetivo Total (CET)
Este valor incide sobre as operações de financiamento e empréstimos e também sobre todas as outras taxas envolvidas. Ou seja, ele é a soma de todas as tarifas, encargos e obrigações relacionadas. Todavia, ele está presente no contrato de serviço das empresas, portanto atente-se a esse detalhe antes de fechar a compra.
Escritura pública
Se você pretende comprar um imóvel à vista, este valor será cobrado diretamente. Mas para quem escolhe o financiamento imobiliário, esse custo também é levado em conta. O total cobrado depende do montante do imóvel e da legislação do Estado em que está localizado
Taxa de evolução da obra
Para compras de imóveis na planta, as construtoras cobram a taxa de evolução da obra, que representa cerca de 2% do valor total do imóvel. Entretanto, o custo está relacionado ao Índice Nacional de Construção Civil (INCC), o que pode variar durante o pagamento das prestações do financiamento.