A compra do primeiro imóvel é sempre um momento muito especial para qualquer pessoa. Sair do aluguel ou da casa dos pais envolve diversos processos complexos, que nem todo mundo está preparado para enfrentar. Pensando nisso, a construtora Hforte, que ao longo de 20 anos vem construindo o sonho da casa própria para milhares de famílias, resolveu separar 5 dicas para você que está pensando em dar os primeiros passos em busca dessa etapa tão importante da vida. Confira!
1. Defina qual a hora certa de comprar
O momento certo de comprar a casa própria não tem apenas a ver com quanto você tem para investir. O certo é que seja uma decisão muito bem avaliada, buscando entender de forma mais precisa qual é a sua situação no momento. Muitas vezes nos precipitamos em uma decisão importante e depois vem o arrependimento.
Um planejamento adequado é de fundamental importância na hora de adquirir sua casa própria. São detalhes que podem definir o tamanho do imóvel, o local ideal, entre outras características que dependem de alguns fatores, como tamanho da família e se desejam ter filhos e animais de estimação.
2. Escolha qual a melhor localização para você
Escolher um imóvel com boa localização, várias opções de linha de ônibus, metrô, comércio movimentado, entre outras questões, é válido, pois poderá valorizar a propriedade, se você pretender vendê-la depois. De preferência, escolha uma localidade que fique próxima ao seu local de trabalho e que disponha de fácil acesso para outros bairros.
Sempre pense nesses fatores antes de escolher sua casa ou apartamento próprio. No futuro, essas escolhas podem fazer total diferença.
3. Saiba se deve ou não usar o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é pago pelo empregador ao funcionário que trabalha em regime CLT. O valor é pago mensalmente durante a vigência do contrato de trabalho e equivale a 8% do salário.
Todavia, para aproveitar o fundo para adquirir uma casa ou apartamento, é necessário preencher uma série de requisitos. Veja:
- ter ao menos 3 anos de carteira assinada;
- não ser proprietário de imóvel na cidade em que pretende comprar;
- trabalhar ou morar no município onde o imóvel que pretende comprar está localizado;
- não ter financiado nenhum imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Se você tem um valor de FGTS e pode utilizá-lo para comprar o primeiro imóvel, essa é uma excelente opção. Afinal, como todos sabem, o FGTS “parado” rende pouco e é muito mais vantajoso ter esse valor investido em um imóvel, que costuma ser sempre um bom negócio.
4. Não tenha pressa para escolher
Para encontrar um bom imóvel para morar é necessário pesquisar com cautela antes de fechar qualquer tipo de negócio. Lembre-se, este será um grande investimento e envolverá uma boa quantia de dinheiro — muitas vezes as economias de uma vida toda.
Façam anotações com as informações básicas dos locais que decidiu visitar. Para isso, separe em um caderno ou no celular alguns dados, como o endereço, a quantidade de quartos, os preços e as condições de pagamento.
O processo pode levar algum tempo, mas é fundamental para evitar problemas futuros, principalmente depois de assinar o contrato.
5. Faça visitas em horários diferentes antes de fechar negócio
Atualmente, existem várias tecnologias que permitem que as pessoas que estão em busca de um imóvel possam ver a propriedade sem sair de casa. Apesar de facilitar muito, essas ferramentas não substituem a visita presencial.
Realize visitas em diferentes horários e dias da semana, para que você conheça a dinâmica da região, a segurança e os hábitos da vizinhança. Dessa forma, vai saber se a localidade tem muito trânsito, se os vizinhos são barulhentos e como é a iluminação pública do bairro, por exemplo.
A Hforte espera que essas dicas sejam de grande valia para que você finalmente tome a decisão de realizar o seu sonho! Nos esforçamos para entregar imóveis de qualidade, confortáveis e bem localizados. Sempre priorizando valores acessíveis e facilidades exclusivas. Nos procure para mais informações, será um prazer te atender!